Home / Destaque / Organização comunitária ‘Casa do Boneco’ realiza 18º encontro anual pautando ancestralidade e combate ao racismo

Organização comunitária ‘Casa do Boneco’ realiza 18º encontro anual pautando ancestralidade e combate ao racismo

Compartilhe essa notícia

Por Nátali Yamas

Entre os dias 25 e 29/09/2019 aconteceu em Itacaré (Bahia) o 18º Caruru de Ibeji e as Pedagogingas, encontro-vivência de arte e cultura afrodescendente e educação antirracista realizado anualmente pela organização comunitária Casa do Boneco – Quilombo D’Oiti (CBI). Com o tema  ‘‘Orun – Aiyê: ancestralidade é vida’’ foram pautados saberes ancestrais de matriz africana e práticas tradicionais como formas de enfrentamento ao racismo e manutenção da vida do povo afro-indígena. 

Pelo 18º ano a Casa do Boneco contraria a lógica do sistema racista brasileiro, reunindo centenas de participantes entre mestr@s da cultura popular, artistas, educadores, organizações sociais, instituições de educação e comunidades tradicionais  para trilhar estratégias de promoção da vida através da cosmovisão africana.

Enquanto o poder vigente dá continuidade ao projeto de genocídio dos povos negros e indígenas, promovendo e financiando nossa morte física e simbólica, a união ancestral-comunitária aponta o aquilombamento como caminho de reconstrução dos nossos povos neste território. 

Ao longo dos cinco dias de evento foram desenvolvidas diversas atividades educativas em diferentes formatos-linguagens, as Pedagogingas. Foram mais de 20 oficinas nas áreas de música, dança, artes manuais, empreendedorismo, hip hop, ludicidade e cultura popular de descendência africana, djumbais (roda de conversa), sessões de cineclube, intervenções artísticas e rodas de capoeira. Esta edição, em especial, possibilitou a reunião de grandes griots como os mestres de Capoeira Angola Lua Rasta, Lua Santana e Cobra Mansa, da dança como Paco Gomes, da música como Gabi Guedes, da linguística como Nazaré Mota, dos mamulengos como Elias Bonfim, entre outras tantas presenças ilustres que enriqueceram as trocas de saberes entre mais novos e mais velhos, ressaltando o griot e idealizador da Casa do Boneco, o mestre Jorge Rasta.

O encontro culmina na celebração afro-religiosa do Caruru de Ibeji, quando é preparado e oferecido um grande banquete  tradicional em homenagem aos Ibeji, divindades do candomblé que representam as crianças, a alegria, a fartura, a vida, nossa certeza do amanhã e garantia de continuidade do legado ancestral.

A celebração, que já é tradição na cidade, reúne representantes de terreiros da região, toda comunidade e visitantes, é um momento de muito axé, fortalecimento de vínculos e reafirmação de compromissos entre o povo preto que está na luta a tanto tempo por emancipação, autonomia e autodeterminação por meio de sua própria cultura. 

Ao retomarmos a história e o legado cultural de descendência afrikana, berço da humanidade e do conhecimento, percebemos que está em nossa ancestralidade o caminho para a superação dos traumas impostos pelo colonialismo. Carregamos a herança dos povos que criaram e desenvolveram diversas tecnologias nos campos da filosofia, medicina, matemática, agricultura, engenharia, espiritualidade, sistemas simbólicos, organização políticas e sociais, saberes expropriados e deturpados pelo eurocentrismo capitalista, mas registrado em nossa memória ancestral. Voltar-se para a ancestralidade afrikana é uma possibilidade de (re)encontro com uma matriz energética essencial para nossa sobrevivência em um mundo que nos nega a humanidade e a Casa do Boneco é um núcleo de aquilombamento desse processo de resistência. 

Salve os Ibejis, salve as crianças, salve a vida e a ancestralidade afrikana!!!

Pra conhecer mais sobre a Casa do Boneco visite:

Blog: http://casadoboneco.blogspot.com

Instagram: @casadoboneco.itacare

Facebook: Casa do Boneco – Quilombo D’Oiti

O post Organização comunitária ‘Casa do Boneco’ realiza 18º encontro anual pautando ancestralidade e combate ao racismo apareceu primeiro em Mídia 4P.

Fonte: midia4p.cartacapital.com.br

Faça aqui seu Comentário

Veja Também

Maragogipe: Vice-prefeito suspeito de furto de Topic voltará a ser alvo de comissão

Compartilhe essa notícia A Câmara de Vereadores de Maragogipe, no Recôncavo, conseguiu na Justiça o ...

Flávio e Arthur Caíke desfalcam o Bahia na visita ao Fortaleza

Compartilhe essa notícia O volante Flávio e o atacante Arthur Caíke vão desfalcar o Bahia ...

Veja os gols de Bahia 1 X 1 Vasco

Compartilhe essa notícia Fonte: Bahia Noticias Faça aqui seu Comentário

Ilhéus lança edital para projetos voltados à crianças e adolescentes

Compartilhe essa notíciaA Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS) e o ...

Roger fica frustrado com atuação do Bahia no empate com Vasco e concorda com vaias

Compartilhe essa notícia O técnico Roger Machado ficou frustrado com o desempenho do Bahia no ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *