Home / Destaque / “Não vejo a questão racial como prioridade. Ser branco ou negro é uma questão menor”, afirma Félix Mendonça Jr. após se reunir com Vovô do Ilê

“Não vejo a questão racial como prioridade. Ser branco ou negro é uma questão menor”, afirma Félix Mendonça Jr. após se reunir com Vovô do Ilê

O presidente do PDT na Bahia e deputado federal Félix Mendonça Jr. afirmou ao portal Mídia 4P que a questão racial não irá contar na decisão do partido de lançar candidato a prefeito de Salvador. Segundo ele, o PDT lançará candidato para o pleito, mas “se vai ser branco ou negro, isso é uma questão menor”. A declaração foi dada poucas horas após o deputado reunir-se no restaurante Iemanjá, na orla, com o presidente e fundador do bloco afro Ilê Aiyê, Antônio Carlos dos Santos, o Vovô do Ilê.

Quadro pedetista, Vovô colocou o próprio nome na disputa pelo Palácio Thomé de Souza, impulsionado pela campanha ‘Eu Quero Ela’, idealizada por ele e por militantes do movimento negro que reúnem-se semanalmente no restaurante Alaíde do Feijão, no Pelourinho. Por isso, o movimento acabou conhecido publicamente como ‘Bancada do Feijão’.

“Nossa disposição é lançar candidato. Se vai ser branca ou negra, isso é uma coisa menor. A qualificação é que deve contar para definir o candidato. Eu não vejo a questão racial como a questão prioritária. Eu vejo a questão da qualificação como prioridade. Salvador é uma cidade eminentemente negra, mas para ser prefeito precisa ter a qualidade de um gestor”, afirmou Félix, ao ser questionado pela reportagem do Mídia 4P sobre a questão.

Apesar disso, o cacique pedetista afirmou que Vovô “será o candidato do PDT caso tenha musculatura”. Ele frisou que existem outros pré-candidatos na legenda, como o titular da Secretaria Municipal de Assistência Social e Combate à Pobreza (Semps), Léo Prates.

Disse ainda que ele mesmo, Félix Mendonça Jr., apresenta-se como possível postulante ao cargo de prefeito. O deputado, contudo, escorregou ao ser perguntado sobre sua real disposição para ser candidato a prefeito.

No encontro entre Vovô e Félix, estiveram presentes o presidente do Movimento Negro do PDT, Roberto Rodrigues, e o secretário-geral do partido, Marcílio Menezes. “Foi bem amistoso, (Vovô é) gente boa. Conversamos sobre a candidatura dele, a vontade que ele tem, e vamos avançando, criando musculatura”, relatou Félix à reportagem.

Ele prometeu que a decisão do candidato do PDT sairá até dezembro ou janeiro. “Não houve lançamento de candidatura de ninguém, mas conversamos sobre as pré-candidaturas do PDT”, fez questão de frisar.

O outro lado (atualizado às 18h04 para incluir declaração de Vovô)

Ao 4P, o pré-candidato Vovô do Ilê afirmou que o encontro com o presidente do PDT foi “muito bom e muito produtivo”. Na ocasião, segundo Vovô, além de debater a candidatura, a sigla marcou o seu próximo evento partidário para acontecer na Senzala do Barro Preto, sede do bloco, no dia 24.

“Ele me disse que só tinha eu e ele como pré-candidatos e quem tivesse mais musculatura seria o nome. A minha candidatura continua de pé”, afirmou o presidente do bloco afro Mais Belo dos Belos.

O post “Não vejo a questão racial como prioridade. Ser branco ou negro é uma questão menor”, afirma Félix Mendonça Jr. após se reunir com Vovô do Ilê apareceu primeiro em Mídia 4P.

Fonte: midia4p.cartacapital.com.br

Faça aqui seu Comentário

Veja Também

Virtual candidato em Ilhéus, Bebeto Galvão dispara contra prefeito: saúde municipal está um desastre

Possível pré-candidato a prefeito de Ilhéus, o senador suplente Bebeto Galvão (PSB) disparou contra a ...

ILHÉUS: GAROTA DENUNCIA TER SIDO ESPANCADA NA FRENTE DO FILHO PELO SOBRINHO DO PREFEITO MARÃO (PSD), LUCAS ALEXANDRE QUE ESTÁ FORAGIDO.

Jovem teve perna fraturada e hematomas em várias partes do corpo, como rosto, barriga, costelas, ...

TJ-BA nega recurso do Estado e mantém linhas de ônibus com São Luiz e Falcão Real

O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Gesilvaldo Britto, negou recurso ao Estado ...

Advogado pede ‘intervenção’ do MP no turbulento caso de grilagens no Oeste da Bahia

O caso de grilagens de terra no Oeste da Bahia segue no centro de sucessivas ...

Contra o Vitória, técnico do Operário quer deixar ‘boa impressão’ para os torcedores

Operário e Vitória se enfrentam nesta terça-feira (19), pela 37ª rodada da Série B do ...

Bombeiro baiano é destaque em Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático

O cabo Magno Cássio Cardoso Caldas, do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, foi destaque ...

Elenco de ‘His Dark Materials’ vem ao Brasil para a CCXP 2019

Após Netflix e Warner Bros. chegou a vez da HBO anunciar algumas de suas estrelas ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *