Home / Destaque / Modelo é solta dois anos após prisão por roubo em SP que ela nega: ‘Fui reconhecida como a criminosa negra do cabelo cacheado’

Modelo é solta dois anos após prisão por roubo em SP que ela nega: ‘Fui reconhecida como a criminosa negra do cabelo cacheado’

Após ter sido condenada a uma pena de mais de 5 anos por assalto a mão armada, a modelo e dançarina Bárbara Querino de Oliveira ficou detida quase dois anos em São Paulo por um roubo que sempre negou ter cometido.

Babiy Querino, como a jovem de 21 anos é conhecida profissionalmente, alega que foi vítima de racismo quando foi presa pela polícia como assaltante e depois acabou condenada na Justiça pelo crime.

Ela relata que havia sido confundida com uma criminosa somente porque a suposta mulher da quadrilha seria negra como ela e teria cabelos cacheados como os que ainda usa. Como álibi, a modelo apresenta o fato de que estava participando da gravação de um vídeo clipe no litoral no mesmo dia em que o assalto foi cometido na capital.

“Fiquei um ano e oito meses presa injustamente porque fui reconhecida como a criminosa negra do cabelo cacheado”, contou Babiy ao G1. “Eu não participei do assalto. Fotos e vídeos postados nas redes sociais mostram que eu estava trabalhando em Guarujá na data do crime. Participava de uma sessão de fotos e vídeos com outras garotas.”

No entanto, a jovem foi condenada. Ficou presa de 16 de janeiro de 2018 a 10 de setembro de 2019 no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) no Butantã, Zona Oeste da capital. Somente no mês passado conseguiu sair após ter completado dois sextos da pena. Atualmente, cumprirá o que falta da condenação em regime aberto, como determina a lei.

A modelo luta agora para provar na Justiça de que foi mesmo vítima de um erro das autoridades. A defesa dela vai dar entrada na Justiça com pedidos contra a condenação, alegando que Babiy é inocente. O caso repercutiu em 2018, quando mobilizou redes sociais, com manifestações de apoio a jovem e pedidos por sua liberdade.

Ao ser procurada em 2018 para comentar a prisão da modelo, a assessoria de imprensa da Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou ao G1 que “investigou o caso e as provas testemunhais e periciais foram anexadas ao inquérito, que foi relatado”.

Ainda em 2018, a comunicação do Tribunal de Justiça (TJ) informou à reportagem que “não se manifesta sobre questões jurisdicionais”.

Em agosto deste ano, a ONG Innocence Project Brasil fez críticas ao método de reconhecimento de suspeitos de crimes no país. O índice global do reconhecimento como uma das causas que levaram ao erro judicial, nos casos em que o condenado era inocente, é de quase 70%, de acordo com a organização.

LEIA TAMBÉM:

O post Modelo é solta dois anos após prisão por roubo em SP que ela nega: ‘Fui reconhecida como a criminosa negra do cabelo cacheado’ apareceu primeiro em Mídia 4P.

Fonte: midia4p.cartacapital.com.br

Faça aqui seu Comentário

Veja Também

Virtual candidato em Ilhéus, Bebeto Galvão dispara contra prefeito: saúde municipal está um desastre

Possível pré-candidato a prefeito de Ilhéus, o senador suplente Bebeto Galvão (PSB) disparou contra a ...

ILHÉUS: GAROTA DENUNCIA TER SIDO ESPANCADA NA FRENTE DO FILHO PELO SOBRINHO DO PREFEITO MARÃO (PSD), LUCAS ALEXANDRE QUE ESTÁ FORAGIDO.

Jovem teve perna fraturada e hematomas em várias partes do corpo, como rosto, barriga, costelas, ...

TJ-BA nega recurso do Estado e mantém linhas de ônibus com São Luiz e Falcão Real

O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Gesilvaldo Britto, negou recurso ao Estado ...

Advogado pede ‘intervenção’ do MP no turbulento caso de grilagens no Oeste da Bahia

O caso de grilagens de terra no Oeste da Bahia segue no centro de sucessivas ...

Contra o Vitória, técnico do Operário quer deixar ‘boa impressão’ para os torcedores

Operário e Vitória se enfrentam nesta terça-feira (19), pela 37ª rodada da Série B do ...

Bombeiro baiano é destaque em Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático

O cabo Magno Cássio Cardoso Caldas, do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, foi destaque ...

Elenco de ‘His Dark Materials’ vem ao Brasil para a CCXP 2019

Após Netflix e Warner Bros. chegou a vez da HBO anunciar algumas de suas estrelas ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *