Home / Destaque / Homem negro denuncia seguranças da UFMG por agressão no campus e Diretório Acadêmico aponta racismo

Homem negro denuncia seguranças da UFMG por agressão no campus e Diretório Acadêmico aponta racismo

(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press – 27/09/2019)

Um homem negro de 32 anos denunciou à polícia de Minas Gerais uma agressão sofrida por ele e praticada por seguranças da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O caso ocorreu no último sábado, 28. De acordo com informações do Estado de Minas, quatro seguranças teriam o mobilizado com um golpe de mata-leão e deferido vários chutes. O Diretório Acadêmico do curso de Letras divulgou uma nota de “absoluto” repúdio à abordagem dos seguranças e classificou a ação como racista.

De acordo com o Boletim de Ocorrência, a vítima relatou aos policiais que foi até a universidade para fazer a matrícula de um curso de inglês na Faculdade de Letras quando foi abordado por um segurança que pediu sua identificação. No relato, a vítima disse que acreditava se tratar do chefe da segurança, porque ele estava com uniforme diferenciado.

Diante da abordagem, o rapaz disse ter esclarecido que era ex-aluno e que iria se matricular em um curso do Centro de Extensão da Faculdade de Letras. Neste momento, outros três seguranças se aproximaram. Desconfiados da versão apresentada pelo jovem, afirmaram: “você está fingindo ser estudante para roubar alunos” e “vamos colocar você para fora”.

Ainda segundo a versão relatada pela vítima, depois disto, eles se exaltaram e tiveram início as agressões. Um dos seguranças deu “um mata-leão” no rapaz e outro segurou suas pernas. Ele contou que foi chutado várias vezes.

Muitas pessoas que estavam no local ouviram os gritos e começaram a gravar a cena. A vítima contou, também, que um dos seguranças pegou o celular de uma dessas pessoas e jogou no chão. A ocorrência foi registrada como agressão.

Em nota, a Gestão Bagagem, em nome do Diretório Acadêmico Carlos Drumond de Andrade, informou que “um jovem negro foi vítima de agressão e racismo por parte dos seguranças do prédio.”

De acordo com o DA, diversas instâncias institucionais já foram acionadas, e todas as medidas imediatas foram tomadas. “Existem provas audiovisuais, além de diversas testemunhas que presenciaram o fato. Estamos acompanhando o caso, e conforme o andamento do mesmo atualizaremos através de notas”, informou.

“Expressamos nessa nota, em nome do Diretório Acadêmico da Letras, do Diretório Central dos Estudantes, do Movimento Negro da UFMG, e das pessoas que presenciaram e estão acompanhando o caso total e absoluto repúdio ao método de abordagem dos seguranças, e estamos acompanhando o caso para que todas as medidas cabíveis sejam tomadas para que não tenhamos mais acontecimentos como esse”, finalizou.

O Estado de Minas entrou em contato por e-mail com a assessoria de imprensa UFMG, mas, até a publicação desta matéria, não teve retorno.

LEIA TAMBÉM:

O post Homem negro denuncia seguranças da UFMG por agressão no campus e Diretório Acadêmico aponta racismo apareceu primeiro em Mídia 4P.

Fonte: midia4p.cartacapital.com.br

Comentários

Veja Também

Monitor da Violência: Bahia é 3º estado com maior nº de pessoas mortas pela polícia no 1º semestre

As vítimas da violência em apenas uma semana no Brasil Foto: Editoria de Arte / ...

Modelo é solta dois anos após prisão por roubo em SP que ela nega: ‘Fui reconhecida como a criminosa negra do cabelo cacheado’

Após ter sido condenada a uma pena de mais de 5 anos por assalto a ...

Como saber se fui aprovado no Encceja?

A prova é aplicada pelo Ministério da Educação (MEC) e serve para avaliar os conhecimentos ...

“Negar e silenciar é confirmar o racismo”, diz o técnico Roger Machado

Roger Machado e Marcão trabalharam usando camisa do Observatória de Discriminação Racial no Futebol — ...

Primeiro-ministro da Etiópia ganha Nobel da Paz 2019

Por sua iniciativa decisiva para solucionar o conflito de fronteira com a vizinha Eritreia, no ...

Garoto fã dos garis é homenageado em Salvador pela Limpurb

Fotos: Jefferson Peixoto – Secom O pequeno Guilherme Carvalho, de seis anos é apaixonado pela ...

Itália deve ganhar observatório contra racismo no esporte

Está prevista para março de 2020 a criação de um observatório contra o racismo no ...

Bolsonaro veta obrigação de hospitais de notificar suspeitas de violência contra a mulher

Foto: Fábio Motta / Estadão Conteúdo O Senado Federal recebeu o comunicado do presidente Jair ...

SOMOS TODOS CORINGA!!

Por Sérgio São Bernardo Coringa é um filme aparentemente simples e fácil. Complexo e difícil ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *