Home / Destaque / Como saber se fui aprovado no Encceja?

Como saber se fui aprovado no Encceja?

A prova é aplicada pelo Ministério da Educação (MEC) e serve para avaliar os conhecimentos de jovens e adultos. Hoje nosso objetivo é ajudar quem quer saber se foi aprovado no Encceja.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova com apenas questões fechadas, objetivas, e uma redação. Aplicado em para o público geral, detentos e residentes no exterior, o exame é realizado todos os anos.

Qual é o objetivo do Encceja?

O exame serve para ajudar quem não conseguiu terminar os estudos na idade adequada a conseguir o respectivo diploma de conclusão, seja do ensino médio ou do fundamental.

É uma alternativa muito viável para quem pretende concluir seus estudos de maneira rápida e melhorar as oportunidades na vida.

Infelizmente, são inúmeras as pessoas que por motivos diversos tiveram que interromper os estudos. Por exemplo, apenas o Encceja 2019 teve mais de um milhão de participantes.

Quem é aprovado no Encceja recebe um certificado oficial, emitido por órgãos como Institutos Federais de Educação Tecnológica e Secretarias Estaduais de Educação da sua localidade.

O certificado de conclusão do ensino médio já é válido para fazer um curso técnico, uma graduação e também permite participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e concorrer a vagas no ensino superior público e privado.

Informação importante: para ser aprovado no Encceja e conseguir o certificado de conclusão, a pessoa avaliada precisa obter pelo menos 100 pontos em cada uma das 4 áreas do conhecimento e, no mínimo, 5 pontos na redação.

Como saber se fui aprovado no Encceja
Aprenda abaixo como ver o resultado final no Encceja

Como saber se fui aprovado no Encceja?

Se você participou da prova, é preciso checar o resultado para saber se foi aprovado. Abaixo temos um pequeno guia para te ajudar a descobrir essa informação. É muito simples e rápido. Vamos lá!

Passo 1: Separe seu CPF e senha cadastrada no momento da inscrição.

Caso você tenha esquecido, é possível recuperá-la por meio do site do Encceja.

Essa senha é muito importante e de sua responsabilidade, então anote e guarde em local seguro para que a qualquer tempo consiga ter acesso à suas informações e notas.

Passo 2: Acesse a página do participante do ENCCEJA, link aqui.

Passo 3: Insira seu CPF, senha e reconheça a imagem que aparece em seguida que serve para validar que você não é um robô.

Passo 4: Clique em enviar e receberá todas as suas informações. No canto esquerdo inferior aparecerá abaixo da palavra RESULTADO o ano das edições que já participou. Pronto, agora você conseguirá ver suas notas e saber se foi aprovado no Encceja.

No caso dos participantes do ENCCEJA PPL (Pessoas Privadas de Liberdade), o responsável pedagógico é quem irá acessar o resultado e verificar quem foi aprovado no Encceja. Porém, quando estes participantes estiverem em liberdade também poderão acessar os seus resultados diretamente.

Fui aprovado no Encceja, o que fazer?

O mais difícil já passou: a ansiedade que antecede a prova, a conferência do gabarito, a espera pela tão desejada aprovação.

Agora, seguindo nossas dicas e podendo visualizar o seu resultado, você deverá imprimir o boletim geral, constando que foi aprovação no Encceja e seguir até uma instituição federal ou a secretária de educação mais próxima do seu endereço.

Você pode ver a lista com os endereços dos locais também no site do Inep ou no edital da prova. 

Essas instituições de ensino possuem um prazo para emitir seu certificado de conclusão dos estudos, portanto é preciso esperar. Mas fique atento e busque as informações com o profissional que atendê-lo, para agilizar o processo.

Depois, de posse do certificado, abrace as novas oportunidades que virão!

Atenção! 

É preciso lembrar, como estava registrado no edital, que o certificado irá valer apenas para a modalidade da qual você fez a prova. Ou seja, se fizer a prova do nível do ensino fundamental o certificado obtido será apenas para esta modalidade e o mesmo vale para o ensino médio. 

Uma informação valiosa é de que o MEC permite que, quem não tenha concluído o ensino fundamental regularmente, optar pela conclusão direta para o ensino médio, desde que essa tenha sido sua opção no ato da inscrição no Encceja.

Não fui aprovado no Encceja, posso fazer novamente?

Você já ouviu falar na Declaração de Proficiência? Ela é um comprovante de que atingiu o necessário em determinadas matérias e servirá para eliminar aquele conteúdo na próxima prova.

Ou seja, mesmo que você não tenha sido aprovado no Encceja, significa que seu esforço para esta prova não foi em vão. Com persistência tudo se resolverá!

O funcionamento desta Declaração é muito simples. Caso, não tenha conseguido a pontuação mínima necessária para ser diplomado no nível fundamental ou médio, em alguma das áreas de conhecimento você poderá solicitar o certificado parcial do Encceja. 

Com ele em mãos, basta fazer a prova parcial apenas com as matérias em que foi reprovado.

Não se esqueça que este é o caminho mais rápido para conseguir seu certificado, ao invés de ter que cursar os estudos regularmente ou com cursos extensivos como o programa EJA (Educação de Jovens e Adultos), que exigem uma frequência mínima nas aulas.

Participação recorde!

O Encceja realizado em 2019 teve recordes nos números de inscritos e de participantes. Um aumento de mais de 75% em relação aos avaliados no ano de 2018. Foram exatos 1.185.945 jovens e adultos realizando as provas e esse número seria ainda maior se não tivessem as desistências.

As mulheres representaram a maioria entre os participantes, tanto entre aqueles candidatos que pretendem conseguir o diploma para o ensino fundamental, quanto para interessados na conclusão do ensino médio.

Muitas pessoas têm participado dessa prova por reconhecer o valor dessa conquista na sua carreira profissional, e claro, na sua satisfação pessoal, não é mesmo? Aposto que você foi uma delas e estava querendo aprender como saber se foi aprovada.

Quando surgiu o Encceja?

A avaliação foi criada em 2002 e desde 2017 tem sido uma das principais alternativas para certificação da educação básica.

Até o ano de 2016, o ENEM era responsável por emitir a certificação do ensino médio. Porém, com o crescimento do Exame, como principal processo de seleção de estudantes para entrada no ensino superior, o MEC transferiu definitivamente a certificação do ensino fundamental e ensino médio para o Encceja.

Com essa mudança, é comum surgirem algumas dúvidas, principalmente a respeito de qual a prova para obter o certificado de conclusão dos estudos.

Você aprendeu como saber se foi aprovado no Encceja?

Ainda tenho dúvidas, e agora?

Caso alguma dúvida persista ou você precisar de informações mais específicas, poderá entrar em contato com a Central de Atendimento do MEC no número telefônico 0800-616161.

Esse contato pode ser feito tanto pelo participante ou pelo responsável pedagógico responsável pela unidade de privação de liberdade que esteja recluso.

Depois de ler aqui como saber se foi aprovado no Encceja, que tal aproveitar esse momento para ver também:

Se você achar que esse guia que ajuda a saber se foi ou não aprovado no Encceja é útil para algum amigo, compartilhe com ele nas redes sociais!

O post Como saber se fui aprovado no Encceja? apareceu primeiro em Mídia 4P.

Fonte: midia4p.cartacapital.com.br

Faça aqui seu Comentário

Veja Também

Virtual candidato em Ilhéus, Bebeto Galvão dispara contra prefeito: saúde municipal está um desastre

Possível pré-candidato a prefeito de Ilhéus, o senador suplente Bebeto Galvão (PSB) disparou contra a ...

ILHÉUS: GAROTA DENUNCIA TER SIDO ESPANCADA NA FRENTE DO FILHO PELO SOBRINHO DO PREFEITO MARÃO (PSD), LUCAS ALEXANDRE QUE ESTÁ FORAGIDO.

Jovem teve perna fraturada e hematomas em várias partes do corpo, como rosto, barriga, costelas, ...

TJ-BA nega recurso do Estado e mantém linhas de ônibus com São Luiz e Falcão Real

O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Gesilvaldo Britto, negou recurso ao Estado ...

Advogado pede ‘intervenção’ do MP no turbulento caso de grilagens no Oeste da Bahia

O caso de grilagens de terra no Oeste da Bahia segue no centro de sucessivas ...

Contra o Vitória, técnico do Operário quer deixar ‘boa impressão’ para os torcedores

Operário e Vitória se enfrentam nesta terça-feira (19), pela 37ª rodada da Série B do ...

Bombeiro baiano é destaque em Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático

O cabo Magno Cássio Cardoso Caldas, do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, foi destaque ...

Elenco de ‘His Dark Materials’ vem ao Brasil para a CCXP 2019

Após Netflix e Warner Bros. chegou a vez da HBO anunciar algumas de suas estrelas ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *